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    Dicas básicas...

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    Mensagem  Lucas_ Sáb Jul 24, 2010 8:16 pm

    Observar algumas práticas simples ao preparar e gravar seus arquivos digitais para impressão pode lhe trazer grandes benefícios, como prazo de execução mais curto, ausência de erros e custos mais baixos.

    Dentre os problemas que mais afetam um bom fluxo de trabalho estão a não inclusão dos arquivos das fontes e das imagens, programas de versão incompatível, formatos que não imprimem, etc.

    Fornecer informações detalhadas, como nome e quantidade dos arquivos contidos e programas e plataformas utilizados, ajuda no encaminhamento correto da produção.

    Eis algumas dicas para que tudo ocorra bem:

    Softwares

    • Utilize os programas indicados para o trabalho: Indesign, PageMaker ou QuarkXPress para diagramação de textos; Photoshop para fotografias; Illustrator ou Corel Draw para gráficos.

    • Antes de enviar seu trabalho verifique se o programa e versão utilizados são compatíveis com os disponíveis com sua gráfica.

    • A melhor forma de entregar arquivos para impressão é o PDF. Pesquise um pouco sobre o assunto, ou aguarde uma das próximas postagens =].

    • Programas de escritório como Word, Excel e PowerPoint devem ser evitados ao máximo em trabalhos gráficos profissionais.


    Layout

    • Simplifique seus arquivos. Evite usar gradientes, lentes, transparências, padrões, máscaras e paths (caminhos) complexos. Se usá-los, converse com sua gráfica pra saber se será necessário rasterizar o arquivo antes de enviar.

    • Elimine todos os objetos que estão fora da página e que não devem ser impressos.

    • Apague todos os elementos que não devem aparecer no impresso. É interessante evitar usar uma caixa em branco para escondê-los.

    • converse com a gráfica pra saber se é necessário colocar registros e marcas de corte no trabalho, configure o documento no formato de página correto e deixe que eles coloquem as marcas e registros se forem necessários.

    • Evite mudar o tamanho das imagens nos programas de ilustração ou de layout, faça isso no próprio programa de edição de imagem (Photoshop).

    • Não use espessura de fios Hairline, defina uma espessura de pelo menos 0,3pt em contornos.

    • Sempre que um elemento for impresso até a borda do papel, ele deve ser sangrado. Isto é, o objeto deve ultrapassar a área da página (em pelo menos 3mm) para garantir que não apareçam filetes brancos depois do corte.



    Imagens


    • As imagens são as ilustrações e fotografias que aparecem no trabalho. Estas imagens podem estar incorporadas no documento ou apenas linkadas (vinculadas). Caso estejam vinculadas, os arquivos das imagens serão necessários para a impressão. Portanto, você deve enviá-los junto com o trabalho.

    • As imagens devem estar no formato final (100%), pois alterações no formato alteram a resolução final.

    • As imagens devem estar com resolução de 200dpi a 300dpi para impressão digital e offset. Algumas imagens podem ter resolução menor sem que seja notada perda de qualidade.

    • Para impressões de grandes formatos, 150dpi de resolução no formato final são suficientes.

    • Caso a resolução das imagens esteja muito acima da indicada, o tamanho do arquivo também ficará muito maior, dificultando a transferência e aumentando o tempo de processamento e impressão.

    • Caso a resolução das imagens esteja baixa (72dpi, por exemplo) elas aparecerão serrilhadas na impressão, mesmo que este serrilhamento não esteja visível na tela.

    • Evite usar copiar-e-colar para imagens, pois elas podem não imprimir corretamente. Exporte a imagem/fotografia para um arquivo (TIF, JPG ou EPS) no programa original e depois a importe no documento final.

    • Ao gravar uma imagem no formato JPG a compressão pode diminuir a qualidade. O ideal é usar a qualidade mais alta na qual a perda de qualidade é imperceptível e o arquivo fica menor.

    • Caso sejam usadas imagens EPS com textos, envie também as fontes usadas.


    Cores

    • Para impressão Digital e Grandes Formatos, as cores podem estar em CMYK, Pantone, ou RGB. O uso do CMYK é mais indicado pois nem todas as cores RGB e Pantone podem ser reproduzidas na impressão.

    • Para impressão Offset, as cores devem estar em CMYK para impressão em policromia (quatro cores) ou em Pantone, para a impressão com cores especiais.

    • As cores que aparecem no monitor não são idênticas às cores que serão impressas. Utilize a informação das tintas (30c 90m 5y 10k, por exemplo) para escolher as cores.

    • para obter um preto bem escuro (calçado) trabalhe com: 40c 40m 40y 100k.



    Textos

    • Textos em negativo (em branco sobre fundo preto) devem estar com pelo menos 10pt.

    • Ao utilizar preto sobre fundo colorido utilize overprint caso seja necessário, para evitar o trapping de cor.


    Fontes


    • As fontes são as diferentes letras usadas nos textos de um arquivo digital. Elas são necessárias para que a impressão seja feita com as mesmas tipologias utilizadas na criação do trabalho. Quando acontece a substituição das fontes o tamanho das linhas e dos parágrafos se altera, por isso sempre envie os arquivos das fontes utilizadas.

    • Para copiar fontes no Windows, vá ao Painel de Controle e escolha a opção Fontes. Localize os arquivos das fontes utilizadas e copie-os com o trabalho que será enviado.

    • O local padrão para a instalação de fontes Type 1 no Windows são as pastas: PSFONTS e PSFONTS / PFM.

    • Para copiar fontes no Mac OS, abra a pasta System, depois abra a pasta Fonts. Localize os arquivos das fontes utilizadas e copie-os com o trabalho que será enviado.

    • É importante lembrar que para fontes Type1 é necessário que sejam copiadas as fontes de tela e as fontes de impressão.

    • Caso você utilize um aplicativo de gerenciamento de fontes, os arquivos das fontes podem ficar em outras pastas. Neste caso o próprio aplicativo informa a pasta onde estão as fontes.


    Teste o arquivo

    • Para garantir que nenhum problema ocorra, após copiar o arquivo para a mídia (pen drive, CD, DVD), tente abrir o arquivo diretamente da mídia, a fim de verificar se a cópia foi realizada com sucesso.

    • Evite levar o arquivo a ser impresso junto com outros arquivos na mesma mídia. O ideal é que o arquivo seja enviado sozinho, apenas com os seus elementos (fontes, imagens).


    Modelo

    • Sempre que possível, envie um modelo do trabalho junto com o arquivo. Assim poderão comparar o arquivo com o modelo e corrigir pequenos problemas, o que agiliza a produção da prova.

    • O modelo enviado deve ser a última versão do trabalho.

    • O ideal é que o modelo esteja no formato final do trabalho (100% completo).

    • Se o seu trabalho necessitar de algum acabamento especial (corte-e-vinco, dobra, etc.) é importante que você forneça uma boneca (modelo) do produto final.


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    Mensagem  Eduarda Santos Ter Jul 27, 2010 6:00 am

    Tenho umas observações a fazer: photoshop não é só para fotografias. Photoshop serve sim para fotografia mais também para manipulações, layouts, capa de cadernos e livros, etc.

    Sobre não usar transparencia em layouts, porque não? Não tem como colocar transparencias em todos os layouts mas se você sabe usar não vejo porque não colocar (as vezes, sempre enjoa).

    Só essas criticas que tenho a fazer, o artigo é sim muito bom mais tem uns errinhos.

    Abraços.

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