IDesign

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    Dicas para fazer um desenho manual...

    Lucas_
    Lucas_
    Membros


    Mensagens : 6
    Reputação : 1
    Data de inscrição : 02/07/2010

    Dicas para fazer um desenho manual... Empty Dicas para fazer um desenho manual...

    Mensagem  Lucas_ Sáb Jul 24, 2010 8:35 pm

    Munido de uma folha sulfite em branco, um lápis e uma borracha, sento-me frente ao notebook para observar a foto modelo. Uso um caderno no qual apoio a folha sulfite, para amortecer a pressão do lápis e suavizar os traços. Pode ser difícil saber por onde começar o desenho, mas a dica é começar por áreas onde de há contraste e linhas verticais. Neste caso, começo pelo contorno do rosto de Shania. Abaixo é mostrado o início do processo de criação:

    Dicas para fazer um desenho manual... Shania-drawing-step-01-small

    Dicas para fazer um desenho manual... Shania-drawing-step-02-small

    Dicas para fazer um desenho manual... Shania-drawing-step-03-small



    Tracei o rosto, tentando me orientar pelos elementos principais, como nariz, boca e contorno olhos. O pescoço também permite uma boa perspectiva do tamanho do desenho, então também tento um traçado para ele. Repare que algumas partes tem traçado mais forte que outras, isso porque as que estão de lado com a sua visão causam maior contraste, por receberem uma iluminação mais divergente, enquanto as partes frontais possuem contorno mais fino. Ao longo do processo, podemos modificar qualquer parte de acordo com nossa noção de perspectiva. É comum desenhar um olho desalinhado com o outro, ou distorcer sutilmente a localização e tamanho da boca e nariz. O ideal é percebê-lo logo no início do desenho, a fim de que a correção seja fácil de fazer. Neste desenho, tive problemas com a posição da boca, do queixo e o nariz estava inclinado, mas foi fácil corrigi-los ainda no começo.


    Sombreamento

    Antes de acabar o contorno, achei que seria interessante dar ao desenho um pouco de sombreamento, e com isso, deixá-lo animador. Para o sombreado, é conveniente utilizar com lápis sem ponta aguda e bastante inclinado em relação ao papel. Um modo de ver mais facilmente quais áreas devem ser sombreadas seria colocar a foto em modo preto e branco, mas lembre-se isso não ajudará em desenhos ao ar livre, quando esse recurso não estará acessível. Além disso, é bom treinar o entendimento da passagem de paisagem a cores para grafite cinza.

    Dicas para fazer um desenho manual... Shania-drawing-step-04-small

    Dicas para fazer um desenho manual... Shania-drawing-step-05-small

    Perceba que as primeiras partes sombreadas estão justamente nas áreas opostas aos pontos principais de iluminação (comentados anteriormente): as maçãs do rosto, as laterais do nariz, queixo e parte da testa. Depois, outras partes maiores foram sombreadas até que se pudesse visualizar algo próximo do resultado final esperado.



    Criação

    O próximo passado será desenhar os contornos do corpo e da roupa.

    Dicas para fazer um desenho manual... Shania-drawing-step-06-small

    Neste caso, a foto não permitiu obter uma referência completa para tal, então fui levado a dar asas à minha imaginação. Muitas vezes nossos modelos não dão todas as referências de que precisamos, ou mesmo mudam de posição (no caso de modelos vivos) durante o desenho. Neste caso, a dica é estudar um pouco de anatomia, não ficando preso aos detalhes, mas tendo uma visão global do corpo humano. Novamente, a dica sobre contornos fortes (em partes laterais, ou oblíquas ) e fracos (em partes frontais) foi importante.


    Detalhes

    Agora, a parte que eu considero mais divertida, mais cansativa, e mais legal: o cabelo! Se pareci contraditório nos meus adjetivos, não se engane, essa parte é realmente tudo que digo ser. A dica é desenhar exatamente como se o cabeço estivesse crescendo: comece pelas raízes, depois desenhe as partes onde há maior quantidade. Tente traçar os contornos das partes que de sobrepõem.
    Os detalhes do cabelo são importantes, então esteja atento. Muitas pontas no cabelo podem ser legais de desenhar e muito tentadoras, mas algumas pessoas (muitas vezes mulheres) ficam complexadas achando a modelo do seu desenho possui o problema de cabelos com pontas duplas... É sério, já passei por situações assim, rsrs. Seja ponderado.


    Dicas para fazer um desenho manual... Shania-drawing-step-07-small


    Perceba que já adiantei o sombreado mais intenso, que são as áreas próximas à raiz do cabelo e próximas ao corpo.


    Acabamento

    Agora começa uma parte de acabamento. Termino o sombreado e corrijo algumas imperfeições no traço. É comum que você exagere no sombreado e acabe com um desenho muito escuro, então não exite em utilizar a borracha sempre que isso acontecer. Entretanto cada um de nós possui um estilo. Já vi desenhos incríveis onde o sombreado é tão sutil que é quase imperceptível. Entretanto, meu estilo é abusar do contraste de sombras e aprecio muito um sombreado mais intenso. Não se limite ao meu estilo, veja o que se agrada mais.

    Dicas para fazer um desenho manual... Shania-drawing-step-08-small

    Talvez alguns traços tenham ficado fortes demais ou então algumas áreas que deveriam ser escuras não ficaram do jeito certo. Para resolver estes problemas, utilizo a técnica sfumato (que, em italiano, quer dizer "gradiente"), comentada no início do texto. Sua aplicação é feita esfregando um pequeno cotonete nas áreas que precisam ter o sombreado reforçado ou suavizado. Depois de alguns esfregões sobre áreas de traçado forte, é comum que o cotonete acumule grafite e comece a borrar o desenho. Não se aflija, utilize a borracha com muita suavidade e troque de cotonete, ou aproveite seu excesso de grafite para escurecer outras partes do desenho, como o cabelo, neste caso.
    Abaixo, o resultado da aplicação do sfumato.


    Dicas para fazer um desenho manual... Shania-drawing-step-09-small

      Data/hora atual: Dom maio 19, 2024 10:19 am